A PERFEIÇÃO NÃO É UM REQUISITO PARA O AMOR , MAS A HONESTIDADE SIM.


"... Nós, na grande maioria, mentimos para nós mesmos e para os outros, acreditando que, ao proceder assim, tornamos o mundo mais simples e mais cômodo.
Mas, com o decorrer do tempo, as mentiras, por menores que sejam, mais criam problemas do que os resolvem.

Quase todas as mentiras vêm da falsa convicção de que temos de ser perfeitos para sermos amados. Tememos a verdade pelas fraquezas que ela pode expor em nós.

Precisamos nos lembrar que a excelência é a busca da perfeição, 
não a sua conquista!

Mentimos para nós mesmos para evitar o enfrentamento dos problemas.
Mentimos aos outros porque achamos que devemos ser amados por todos.


Aprendemos a encobrir realidades desagradáveis através da ilusão de nós mesmos. 
Ao ignorarmos ou ao escondermos nossos problemas, sobretudo no amor, acabamos por complicá-los.
A mentira não funciona.  

Nada pode ser mais devastador do que a percepção de que fomos enganados exatamente pelas pessoas em quem depositamos nossa confiança.

A honestidade e a sinceridade são sempre a melhor política. 
Não há exceção.
O processo começa quando somos honestos com nós mesmos,
e termina quando nos importamos em oferecer o mesmo aos outros...."


            ( Léo Buscaglia )


Com Afeto.... Um Grande Abraço!




IR ADIANTE REQUER SIMPLESMENTE SAÚDE !



Por esses dias ao ligar a TV, ( fato raríssimo! ),  deparei com um trecho, de um programa, num determinado canal,  que fazia referência à pessoa de Chico Anísio, prestando-lhe homenagem a sua carreira( merecidamente!! ). E ali fiquei assistindo ao  documentário de sua brilhante carreira. Eu precisava fazer este comentário aqui, pelo seguinte  motivo: em difíceis momentos de minha vida, foi assistindo ao Programa de Chico Anísio, que eu tive momentos de muitos risos e boas gargalhadas, esquecendo-me por  um período o que me afligia naquela época. E assim, esse clima, me levava a refletir o seguinte: A importância que devemos dar ( e não damos!)  a nossa vida quando estamos com a saúde em perfeitas condições de ir em frente.
É  imprescindível o humor  nas horas mais imprevistas da vida! O quanto o humor e as gargalhadas nos ajuda a descontrair e pensar melhor sobre o rumo  que estamos trilhando e que as vezes não  está nos trazendo a alegria necessária para enfrentar o dia-a-dia. E que força nos dá!

Sei que é dificil, em algumas situações mais que outras,  porém,  não podemos  nunca esquecer que em tudo que há sofrimento por destruição, por desaparecimento de alguma coisa ou alguém, renascerá outra situação nova e  mais capacitante que a atual.

Como não  somos treinados para  ter essa visão,  então fica difícil no primeiro momento visualizar qualquer imagem futura que seja melhor da qual se vive.

Podemos observar, olhando pra trás, a própria vida, que nas situações  sofríveis re-nasceram outros ciclos em nossa vida. Ainda que possa parecer que não, lhe afirmo que somente  são "aparências", pois nenhum ciclo da  natureza ficou incompleto ao renovar-se para outra fase. Saibamos que a mudança é um processo, e como todo processo requer paciência, requer  um tempo preciso,  e dedicação, para aguardar até o finalzinho ao novo que re-nascerá. Não é de uma hora pra outra, como estamos (mal) acostumados. Já que hoje , com a tecnologia, tudo é imediatista, numa velocidade tal que mal podemos esperar o próximo fato. Mas no caso da mudança de um ciclo para outro, de uma situação para outra, requer o tempo necessário, certeiro e também, o  exercício da paciência inteligente. Que é nos ocuparmos em tempo de mudanças com algo útil, que traga prazer de viver. Que faça do dia-a-dia, um final de dia que traga tranquilidade e paz .
E isso só se consegue com exercício da inteligência, que a tudo analisa, interroga, procurando soluções, e não o contrário, quando se ocupa a mente com lamentações que nada constrói. 
Sempre devemos trazer a memória o seguinte: 

 "Quando algo se dissolve, Algo nasce." - ( Lao Tsé )

Receba um Grande Abraço Caloroso!

AQUELE SUSTO QUE VEM JUNTO COM O AMOR !

  

" ...  Estar amando, é pois, sentir medo da entrega encorajadora. 
É perceber-se pego em flagrante existencial, no exato momento em que  se roubava do próprio ser o principal tesouro escondido...

... É não controlar  o ficar vermelho, o encabular em hora errada (certa).
 Estar amando é viver em público a autodenúncia do melhor de que se é capaz...
...Tudo o que nos é profundamente verdadeiro assusta ao mesmo tempo em que libera e alivia.
O susto é uma forma súbita de enfrentar o que sempre tememos encontrar, aceitar ou admitir.

O que nos é profundamente verdadeiro sempre vem de mãos dadas com as nossas maiores fraquezas, dependências, carências e necessidades.
Daí o susto, daí a angústia, o frio gostoso do medo de amar, primo-irmão do medo de ser!

Uma pequena angústia no meio de tanta alegria!
Mas condensa toda a carga do susto pela proximidade do enfrentamento da nossa verdade, seja ela qual for...
No susto que vem junto com a alegria do amor, está a antecipação dos filhos que teremos, das crises a enfrentar, do mistério em tudo incubado, da nossa dificuldade ( e mania) de decifrar e entender o que era apenas para sentir, sem complicar!

...Na angústia associada à alegria da descoberta do amor, estão os fracassos de todas as experiências anteriores da espécie, os enganos, os ódios gerados depois do amor amado errado, apodrecido, desamado. 
Fracassos e ódios da espécie jogam um fluido negativo de aviso e alerta   em cada relação que nasce...

...O susto de estar amando, porém, pode não ser nada disso. 

Pode ser, tão-somente, o abalo, o tremor, o começo da excitação, aquela sensação de procura, modo e medo que faz as espécies se fundirem na noite dos tempos, na eterna tarefa de perpetuar a vida não se sabe por que, 
 ...só se sabe que é bom, necessário, imperioso, determinado, vital, instintivo, futuro e passado ao mesmo tempo: emoção inaugural...
a emoção de estar sendo eterno no dolorosamente provisório!



( Arthur da Távola)


Abraços  com  Afeto! 

A SABEDORIA.



" O  conhecimento  não  é  sabedoria!

A  aprendizagem  só  em  si  não  é sabedoria.

A sabedoria é a aplicação do conhecimento e dos fatos.

A sabedoria é se dar conta de que você não sabe nada.

Há cem vezes mais coisas à perceber do que o que conheço!

Isso é o princípio da sabedoria."


                                                        ( Léo Buscaglia )

AMOR-ACONCHEGO







" O   AMOR   É   QUANDO   A   GENTE   MORA   UM   NO   OUTRO "
     

  (Mário Quintana)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...