RELACIONAMENTOS - 2ª PARTE



Numa conversação as palavras são representadas em nossa mente por uma simbologia vivida por nós que pode ser  por objetos, situações ou sentimentos e emoções bons ou ruins.
A nossa mente  já tem uma pré-definição do que é  um relacionamento amoroso, o qual foi construindo-se de acordo com a educação familiar recebida ( principalmente!!), mais o fator sócio-cultural que a sociedade foi   delineando com o passar do tempo para todos nós. E  nesse quadro mental o vínculo amoroso é construído entre duas pessoas que se apaixonam e se desejam, sob esses padrões vivenciados.

E, obviamente, como a realidade  vivida por cada  um é diferente da  realidade do outro, pronto!!! está  formada toda a confusão ao se relacionar...  gerando ( quase sempre!) desentendimentos!  
O que particularmente chamo de "comunicação por linhas cruzadas"!

Considerando -  o que é bom ou ruim para um, pode não ser para o outro, e assim vice-versa, é muito complexo esse mundo de interpretações das palavras, pois não é o seu significado etimológico, mas o sentido que ela  carrega em si quando a proferimos. Já que  relacionamentos envolvem uma  carga emocional muito forte ao nos expressarmos, que vão além das  palavras, mas  gestos e trejeitos, como olhares, postura,  tom de voz, etc, que podem travar o mais bem intencionado diálogo,  tornando-o  monólogo, pois as idéias começam a brotar e interferir em direção contrária ao que está sendo dito. 

Muitas vezes não estamos preparados para escutar, isso também exige  maturação.

Precisamos  abordar aqui, infelizmente, o que mais  vivenciamos em relacionamentos,  quando um "avalia" o outro se está de acordo com o tal do - "o que o outro tem"  materialmente, "se o outro é assim ou assado". A consequência desses posicionamentos e avaliações vão  formando  vazios interiores e lacunas entre  ambos, que com o passar do tempo  se deterioram até ao ponto em que "não dá mais" para "se suportarem". Já que os valores mais sólidos  são deixados em segundo plano,  nivelando o relacionamento com medições pelo ego. E sabemos , que o ego é  inimigo do bom senso e sabedoria, por ignorar a inteligência.

Para  relacionamentos " funcionarem "  há a necessidade de se ouvir o outro ao se expressar, sem interferências, e , isso exige  sensibilidade dos parceiros. A comunicação é um processo, de ouvir/falar/interagir. 

E havendo exposição de si é que alguns não estão dispostos a correrem os  riscos (comuns e necessários ao crescimento !),  optam por se isolarem  em suas "cabanas" armadas por si mesmos,  passando a sofrer  dos mais diferentes problemas que o isolamento traz. Nem um ser humano saudável,  suporta   viver confinado.

Poucos de nós respeitamos um ao outro como indivíduo que traz uma bagagem pessoal, a qual traduz quem somos. As dificuldades que surgem em relacionamentos advém justamente daí. 

Desejamos aproximação, seja  íntima ou não, mas... será que estamos dispostos a nos preparar para isto?
  
Aos  que  NÃO exercitarem  a paciência, tolerância, compreensão e afeto gerará uma turbulência  de si mesmo, tomando decisões muitas vezes tão dolorosas, ferindo não só o outro, mas principalmente atraindo o mal para si .

Dar espaço ao outro de se expressar, esforçando-se para compreender seus pontos de vista, sua maneira de  ver a realidade, constroem-se confiança mútua, numa troca que irá enriquecer a relação.

Então poderemos manter uma comunicação afetuosa, como dois seres inteligentes.
É a base de um relacionamento saudável. 
Mesmo com as diferenças existentes, reais, sem ilusões, mas bem superadas.


Receba um  ENORME  e  Afetuoso Abraço !!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...